dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     03/05/2024            
 
 
    

Se perguntássemos a 100 pessoas sobre os benefícios entre os produtos orgânicos e os produtos industrializados, provavelmente a maioria apontaria os primeiros (Organicos) como melhores. Se olharmos o consumo essa proporção está mais que invertida. Por que isso acontece?

Em primeiro lugar precisamos lembrar sobre as vantagens mercadológicas dos orgânicos (não vamos nem falar sobre as vantagens nutricionais):

• Crescimento do poder de consumo da mulher – afeta a busca por mais qualidade na alimentação
• Aumento da longevidade - idem
• Maior preocupação com segurança alimentar
• Maior preocupação estética e física
• Aumento do custo médico
• Maior acesso de informações
• Entrada das grandes redes de supermercados

Em segundo lugar precisamos entender como funciona a dinâmica de consumo alimentar:

  

 O consumo de orgânicos esta associado a disseminação da informação (segurança alimentar), mas também a acessibilidade ao produto e a sua aplicabilidade (conveniência de consumo e receitas).

Daí surge o grande gargalo dos orgânicos: SAUDAVEL X SABOROSO.

Os orgânicos tem imagem constituída de saudáveis, contudo, ainda é fraco o marketing para mostrar que são também práticos e saborosos.

Por que temos problemas de consumo de orgânicos

• Com menos tempo em casa as pessoas têm menos tempo para cozinhar
• Temos um problema de acessibilidade aos produtos, freqüência e “padronização”
• Temos um problema de preço e percepção de valor
• Temos um problema da canal de distribuição

Problemas da oferta

• O tempo para certificação (3 anos) é uma barreira de entrada mas também um limitador para adequação da oferta
• O mercado pede mais variedade
• O mercado pele mais informações sobre usos (receitas)
• O mercado pede opções de produtos mais processados
• A diferença de preço deveria ser no máximo de 25 a 40%
O que agregará valor aos orgânicos
• Classificação de qualidade na produção, comercializando os produtos separadamente
• Transformar “legumes” em produtos (informações, frequencia, processamento, etc)
• Adotar marca nos produtos. Para os casos onde se atuar em mais de um mercado, trabalhar com marcas diferentes
• Ter canais de relacionamento com o consumidor final
• Realizar ações de estimulo ao consumo

Ideias

1. Dominar o processo de produção, pós-colheita e ter um sistema de gestão que permita a previsão de oferta
2. Ter estratégia de fluxo de caixa para financiar estruturação comercial no periodo de investimentos e perdas de implantação do projeto
3. Display de vendas em academias e lojas de conveniência, acompanhados com “flies” de receitas
4. Fazer cursos de culinárias para empregadas domésticas em condomínios
5. Criar “catalogo” sabores com receitas de restaurantes e fazer promoção conjunta
6. Associar orgânico a sabores
7. Crescer a passos consistentes e com foco no L P

 

 

 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Luis Henrique
16/06/2011 11:19:15
VocÛ paga mais caro por um produto orgÔnico e corre o risco de morrer intoxicado com uma bactÚria ultra-resistente, como aconteceu recentemente na Europa. CadÛ a qualidade e seguranþa alimentar? Quer pior propaganda para os orgÔnicos do que isto?

Márcio
16/06/2011 12:37:01
Comentßrios simplistas como este podem ter origem numa anßlise apressada ou em motivaþ§es inconfessßveis. Comparar um fato isolado, novo, ainda nÒo bem esclarecido, de baixÝssima chance de repetiþÒo na maior parte do mundo, com os milh§es de casos de doenþas e mortes causadas pelo uso de agroquÝmicos na agricultura convencional, mundo afora, nÒo parece razoßvel.

Para comentar
esta matéria
clique aqui
2 comentários

Conteúdos Relacionados à: Agricultura Orgânica
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada